Mundo

Anistia denuncia 'campanha de desaparecimentos forçados' na Líbia

Agência France-Presse
postado em 28/03/2011 20:25
Paris - A organização Anistia Internacional denunciou na noite de segunda para terça-feira uma "campanha de desaparecimentos forçados" realizada pelas forças fiéis ao coronel Muamar Kadafi na Líbia.

"As forças líbias fiéis ao coronel Muamar Kadafi realizam uma campanha de desaparecimentos forçados para tentar esmagar a oposição crescente contra seu regime", afirmou a organização de defesa dos Direitos Humanos com sede em Paris, em um comunicado.

A Anistia menciona "mais de 30 casos (registrados) de pessoas desaparecidas mesmo antes do início dos protestos", no dia 15 de fevereiro.

A ONG indica que o número representa apenas "uma pequena proporção do número total de pessoas que foram detidas ou desaparecidas" nas últimas semanas.

Segundo Malcolm Smart, diretor da Anistia para o Oriente Médio e África do Norte, citado no texto, "uma política sistemática" está em andamento, e consiste em "deter pessoas suspeitas de serem hostis ao regime do coronel Kadafi, mantê-las detidas sem que possam se comunicar com o exterior e transferi-las para bastiões (pró-Kadafi) no oeste da Líbia".

"Dadas as circunstâncias desses desaparecimentos forçados, há todos os motivos para acreditar que existe um risco sério de que essas pessoas sejam torturadas e maltradadas", acrescentou a Anistia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação