Mundo

Hillary Clinton se reunirá em Londres com opositor líbio

Agência France-Presse
postado em 29/03/2011 12:49
LONDRES - A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, se reunirá nesta terça-feira (29/3) com um dos líderes da oposição líbia, Mahmud Jibril, à margem da conferência do grupo de contato para a Líbia em Londres.

Hillary e Jibril, responsável pelas relações internacionais no Conselho Nacional de Transição (CNT) líbio, já se encontraram em Paris no dia 15 de março, à margem de uma reunião informal do G8.

Na ocasião, conversaram sobre uma possível ajuda econômica e política à oposição líbia.

Jibril se reuniu mais cedo com o ministro das Relações Exteriores britânico, William Hague, que convidou a autoridade provisória da oposição líbia à capital britânica, mas não à conferência.

"O CNT é um interlocutor político importante e legítimo. O Reino Unido está comprometido a fortalecer os contatos com um amplo leque de membros da oposição que estão trabalhando para criar uma Líbia na qual seja possível cumprir as aspiraciones legítimas de seu povo", disse Hague.

O ministro britânico informou em um comunicado que examinou com Jibril a "situação política e humanitária no país", após 10 dias de operações militares da coalizão internacional amparada pela resolução 1973 do Conselho de Segurança da ONU.

"Concordamos na importância absoluta de proteger e salvaguardar os civis na Líbia", destacou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação