Mundo

Países pedem em Londres para que Kadafi abandone a Líbia

Agência France-Presse
postado em 29/03/2011 14:26
LONDRES - O ministro italiano das Relações Exteriores, Franco Frattini, disse nesta terça-feira (29/3) que houve "unanimidade" entre os participantes da conferência sobre o futuro da Líbia para que "Kadhafi abandone o país".

"Houve consenso sobre isto. Por unanimidade, os participantes da reunião disseram que Kadhafi deve deixar a Líbia", afirmou Frattini à AFP.

"Isto dependerá, agora, do país que vá, talvez, propor acolhê-lo", destacou o ministro italiano das Relações Exteriores. "Não há ainda uma proposta formal, nenhum país a apresentou, mesmo as nações africanas, que estariam dispostas a fazê-lo", completou.

Ouvido sobre as implicações de um eventual exílio de Muammar Kadhafi, Frattini destacou: "Isto não quer dizer conceder imunidade a ele".

"Não queremos isto, e nem falar sobre o assunto, porque, se a concedêssemos, estaríamos violando o estatuto de Roma", o texto criador do Tribunal Penal Internacional (TPI), precisou Frattini, que se expressou em francês.

Questionado sobre a saída da crise, ele insistiu: "a condição prévia é que ele deixe o país".

"Que fique bem claro isto: acho que deve comparecer ao Tribunal Penal Internacional, mas para onde vai, ou se vai, depende dele", declarou na terça-feira o ministro britânico das Relações Exteriores, William Hague.

Em nome do Conselho Natconal de Transição (CNT), representando a insurreição líbia, Guma El-Gamaty afirmou em Londres que os "crimes" do coronel Kadhafi "não devem ficar impunes".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação