Mundo

Hu Jintao afirma que bombardeios aéreos podem violar resolução da ONU

Agência France-Presse
postado em 30/03/2011 09:46
PEQUIM - Os bombardeios aéreos na Líbia podem violar o espírito da resolução da ONU, declarou o presidente chinês, Hu Jintao, ao receber o colega francês, Nicolas Sarkozy, segundo a televisão estatal chinesa.

"O objetivo da resolução é parar a violência e proteger os civis", disse o chefe de Estado chinês, de acordo com o canal CCTV.

"Mas se as ações militares levarem o desastre aos civis inocentes e agravarem a crise humanitária, poderiam violar o espírito original da resolução do Conselho de Segurança".

A aprovação da resolução 1973 da ONU abriu o caminho para os bombardeios contra o regime do coronel Muamar Kadhafi - que enfrenta uma rebelião sem precedentes - por uma coalizão internacional dirigida por Estados Unidos, França e Grã-Bretanha.

A resolução adotada em 19 de março autoriza "todas as medidas necessárias" para proteger as populações civis, mas deu lugar a interpretações divergentes, segundo o país.

A China optou pela abstenção e não exerceu o direito de veto como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação