Mundo

Berlusconi promete a retirada de imigrantes em Lampedusa

Agência France-Presse
postado em 30/03/2011 13:49

Lampedusa - O chefe de governo italiano, Silvio Berlusconi, prometeu nesta quarta-feira (30/3), em Lampedusa, a retirada, nas próximas 48h a 60h de 6 mil imigrantes, a maioria tunisianos, que estão na pequena ilha siciliana em condições insalubres.

"Vamos liberar a ilha em dois a dois dias e meio, por meio de seis navios, além de estarmos negociando o sétimo, com um total de 10 mil lugares. A ilha será apenas dos moradores de Lampedusa", disse Berlusconi num discurso diante da prefeitura.

"Estamos controlando os portos e o litoral para evitar novos desembarques. Conseguimos o compromisso de que os tunisianos repatriados sejam aceitos de volta a seu país", acrescentou. Berlusconi prometeu uma série de medidas econômicas, entre elas a moratória de vários impostos, como forma de ressarcir os moradores de Lampedusa, uma ilha que vive essencialmente da pesca e do turismo.

"Lampedusa voltará a ser um paraíso", prometeu Berlusconi, garantindo que os canais de televisão oficiais e privados, Rai e Mediaset, realizarão programas sobre suas belezas naturais. Desde a queda do presidente tunisiano Zine El Abidine Ben Ali em meados de janeiro, mais de 20 mil imigrantes desembarcaram em Lampedusa, contra os cerca de 4 mil que o fizeram durante todo o ano de 2010.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação