Mundo

Raúl Castro autoriza créditos a agricultores e trabalhadores privados

Agência France-Presse
postado em 30/03/2011 14:17

Havana - O presidente Raúl Castro aprovou a concessão de créditos bancários a trabajadores de negócios privados e agricultores, para reforçar suas reformas econômicas, informou nesta quarta-feira o jornal Granma. A medida inclui conceder créditos aos produtores agropecuários para a compra de meios de trabalho e insumos nas unidades de comércio varejista, com o objetivo de elevar a produção de alimentos do país, señaló.

Desde setembro de 2008, o governo repassou mais de 1,18 milhão de hectares de terras a mais de 128.400 pessoas em pequenas parcelas arendadas por dez anos, com o objetivo de incrementar a deprimida produção agropecuária do país. O governo também regulou a permissão para os trabalhadores privados para que vendam produtos e serviços a entidades estatais, com prévio contrato entre as partes.

Cerca de 320.000 cubanos estão autorizados a exercer o trabalho por conta própria em 178 ofícios. As reformas, que deverão ser aprovadas pelo VI Congresso do Partido Comunista (PCC, único) em abril, incluem o fechamento 500.000 postos de trabalhos estatais, a autonomia das empresas estatais, a descentralização da economia e a abertura para o capital extrangeiro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação