Sanaa - A oposição iemenita acusou nesta quarta-feira o presidente Ali Abdullah Saleh de servir-se de manobras para manter-se no poder, e insistiu em sua exigência de que deixe o cargo imediatamente. Este questionamiento em relação ao presidente Saleh, no poder há 32 anos, acontece num momento em que os manifestantes, mobilizados há várias semanas no centro da capital, dizem estar determinados a continuar com seu movimento.
"O presidente Saleh multiplica, a cada momento, as manobras, as propostas inúteis e os tubos de ensaio", declarou à AFP o porta-voz da oposição parlamentar, Mohamed al Qahtan. Em 25 de março, Saleh voltou a dizer que estava disposto a entregar o poder a um sucessor escolhido dentro de um processo eleitoral que deveria ser realizado antes do fim do ano.
Esta proposta foi rejeitada pela oposição e os manifestantes que reclamam a saída imediata do presidente Saleh, de 69 anos. As discussões da da semana passada com a oposição não conseguiram a criação de um conselho presidencial de cinco membros que garantiria uma transição para eleições.