Mundo

Houve fraude nas eleições do Haiti, dizem autoridades

Agência France-Presse
postado em 30/03/2011 15:25
Porto Príncipe - Autoridades haitianas informaram nesta quarta-feira (30/3) que o segundo turno das eleições presidenciais e legislativas no país foram marcadas por fraudes.

Em torno de 1.518 cédulas das eleições presidenciais foram colocadas de lado, aguardando decisão final sobre sua validade já que foram consideradas "visivelmente fraudulentas", afirmou o chefe da Comissão Eleitoral Provisória, Widmack Matador, a jornalistas.

Mas ele não respondeu quando questionado se as fraudes levariam dúvidas sobre os resultados das eleições, nas quais o cantor popular Michel Martelly, 50 anos, enfrenta a ex-primeira-dama Mirlande Manigat, 70.

O primeiro turno das eleições, em novembro, também foi marcado por ampla corrupção, forçando a comissão eleitoral a retirar o candidato do presidente René Preval da disputa, e permitir que Martelly concorresse no lugar dele.

A Organização dos Estados Americanos (OEA), que monitorou o pleito, informou que havia, durante o primeiro turno, 11.181 colégios eleitorais pelo país.

Se os dados da comissão eleitoral divulgados nesta quarta-feira forem confirmados, isso significa que 14% das cédulas eleitorais do pleito de 20 de março foram falsificados.

Na terça-feira, a comissão eleitoral informou que o anúncio dos resultados das eleições presidenciais foi adiado em quatro dias, para 4 de abril. Os resultados finais são esperados para 16 de abril.

Os candidatos disputam o cargo que terá como desafio reconstruir o país caribenho devastado em janeiro de 2010 pelo terremoto que destruiu a capital, Porto Príncipe, deixando 225.000 mortos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação