Mundo

Radioatividade é detectada em lençol d'água subterrâneo em Fukushima

Agência France-Presse
postado em 31/03/2011 15:55
TÓQUIO - Iodo radioativo foi descoberto num lençol d;água situado a 15 metros sob a central nuclear acidentada de Fukushima, declarou na noite desta quinta-feira (31/3) o operador do sítio, a Tokyo Electric Power (Tepco).

Mostra de água retirada na quarta-feira às 11H10 (023H10 de Brasília) sob o reator 1 da central revelou uma taxa de 430 becqueréis por cm3, precisou à AFP um porta-voz da empresa.

Acrescentou que este nível era "10.000 vezes superior" à norma legal.

"Não há nenhuma dúvida que se trata de uma cifra elevada", destacou, não descartando, no entanto, a possibilidade de que essa taxa seja revista na sexta-feira.

Iodo 131 também foi descoberto em grande quantidade na água do mar, perto da central Fukushima Daiichi (N;1).

A Tepco mediu nesta quinta-feira uma concentração de iodo radioativo 4.385 vezes superior à norma legal.

Trata-se do nível mais importante desde o começo do acidente na central de Fukushima, desencadeado por um terremoto de magnitude 9 seguido de tsunami que provocaram uma pane nos sistemas de resfriamento dos reatores.

Para manter o combustível a uma temperatura inferior ao ponto de fusão, centenas de operários, bombeiros e soldados derramam dia e noite milhares de toneladas de água nos reatores.

A consequência disto é que enormes quantidades de água contaminada se infiltram nas galerias subterrâneas e escorrem para o Oceano Pacífico, próximo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação