Mundo

Confrontos na Costa do Marfim se intensificam e TV estatal é tirada do ar

postado em 01/04/2011 09:15
Da BBC Brasil

Brasília - A principal cidade da Costa do Marfim, Abidjan, foi palco de intensos combates entre forças leais ao presidente Laurent Gbagbo, que não é mais reconhecido como líder pela comunidade internacional, e simpatizantes de Alassane Ouattara, vencedor das eleições presidenciais de novembro.

Testemunhas relataram trocas de tiros intensas, na madrugada desta sexta-feira (1;/4) perto da residência de Gbagbo. Simpatizantes de Ouattara dizem ter tomado o controle da televisão estatal, que saiu do ar no fim da noite de ontem (31).

Gbagbo se negou a entregar a Presidência após as eleições de novembro, alegando fraude na votação no Norte do país, região controlada pelos rebeldes que apoiam Ouattara.

As forças leais a Ouattara iniciaram uma nova ofensiva na última segunda-feira (28), sem encontrar fortes resistências por parte do Exército nacional. Segundo relatos locais, os simpatizantes de Ouattara já controlam cerca de 80% do território da Costa do Marfim.

O governo estabelecido por Ouattara anunciou o fechamento das fronteiras do país por terra, água e ar até segundo aviso. Também foi decretado um toque de recolher entre as 21h e as 6h em Abidjan, até o domingo.

Um porta-voz do governo de Ouattara, Patrick Achi, disse que Gbagbo até agora pretende resistir. Segundo Achi, as forças leais a Ouattara tomaram o controle da TV estatal, RTI, mas um porta-voz de Gbagbo disse que ainda há confrontos no local.

Gbagbo não é visto em público há várias semanas. Sua casa, em uma península no Lago Abidjan, é protegida por membros da guarda presidencial de elite.

Membros das forças de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no país e soldados franceses tomaram o controle do aeroporto internacional de Abidjan, após relatos de saques em várias partes da cidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação