Mundo

Hillary Clinton condena atentado na Irlanda do Norte

Agência France-Presse
postado em 02/04/2011 21:03
Washington - A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, condenou neste sábado (2/4) o assassinato de um policial católico na Irlanda do Norte em um atentado classificado por ela como "ato covarde".

"Aqueles que praticaram este ato covarde representam as falhas do passado, e suas ações vão de encontro às conquistas, aspirações e à vontade coletiva do povo da Irlanda do Norte", ressaltou Hillary em um comunicado.

Ronan Kerr, um policial católico de 25 anos, morreu neste sábado na explosão de seu carro. No veículo - estacionado diante da casa do rapaz em Omagh, cem quilômetros a oeste de Belfast (Irlanda do Norte) - haviam escondido uma bomba.

Até o momento, nenhum grupo reivindicou a autoria do atentado. Políticos ressaltam que os republicanos dissidentes se opõem ao processo de paz. "Nossos pensamentos estão com a família deste jovem, que perdeu a vida devido à decisão de servir a toda a comunidade", ressaltou Hillary.

"Nos juntamos às inequívocas condenações dos políticos da Irlanda do Norte e pedimos a qualquer um que possua informação que coopere totalmente com a polícia da Irlanda do Norte", acrescentou. O ex-presidente Bill Clinton, marido da atual secretária de Estado, participou das negociações que levaram ao acordo de paz em 1998.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação