Agência France-Presse
postado em 03/04/2011 21:20
Paris - "Centenas de pessoas foram massacradas" no final de março em Duékoué, no oeste da Costa do Marfim, e os "abusos continuam", declarou neste domingo (3/4) à AFP François Danel, diretor geral da ONG Ação Contra a Fome (ACF) por telefone de Duékoué.[SAIBAMAIS]
"Confirmo que houve um massacre de centenas de pessoas em Duékoué" entre 27 e 29 de março, indicou Danel após visitar a cidade do oeste da Costa do Marfim neste domingo.
"Os abusos continuam", embora "eu não tenha sido testemunha", afirmou o diretor geral da ACF, um dos primeiros membros de ONGs ocidentais presentes em Duékoué.
"Conversei com várias pessoas que afirmaram que não são dezenas, mas centenas de pessoas que foram massacradas", disse Danel à AFP.
A cidade, importante área do oeste marfinense, foi tomada na terça-feira pelos combatentes do presidente reconhecido pela comunidade internacional Alassane Ouattara após violentos enfrentamentos com os militares e milicianos fiéis ao presidente Laurent Gbagbo, que se nega a reconhecer a derrota nas eleições.
O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) afirmou na quarta-feira á noite que "pelo menos 800 pessoas" tinham sido mortas na terça-feira durante "episódios de violência" em Duékoué.