Mundo

Kadafi aparece em público e saúda simpatizantes em Trípoli

postado em 05/04/2011 09:11
Brasília ; Sob pressão interna e da comunidade internacional, o presidente da Líbia, Muammar Khadafi, apareceu na segunda-feira (4/4) em público, em Trípoli, capital do país. Khadafi saudou algumas pessoas que estavam ao seu redor, no palácio presidencial Bab El Aziziya, de acordo com as imagens divulgadas pela televisão oficial líbia. As informações são da agência pública de notícias de Portugal, a Lusa.

Essa foi a primeira vez que Kadhafi apareceu em público depois de duas semanas recluso. Na sua última mensagem, por intermédio da agência oficial Jana, em 30 de março, o líder acusou a coligação internacional de lançar uma guerra contra a Líbia por interesses financeiros e econômicos.

No poder há quase 42 anos, Khadafi é cobrado por adversários para deixar o poder. A comunidade internacional aprovou sanções à Líbia e o congelamento de bens do líder, de parentes dele e aliados. Mas o presidente insiste em se manter no governo.

Em meados de fevereiro, foram intensificadas as manifestações contra Khadafi que culminaram em uma guerra civil no país. No mês passado, o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou uma resolução autorizando a intervenção militar na região em defesa dos civis. Os ataques foram comandados, inicialmente, por coalizão liderada pelos Estados Unidos, pela França e pela Grã-Bretanha.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação