Mundo

Protesto contra mineradora deixa 2 mortos e 41 feridos no Peru

Agência France-Presse
postado em 07/04/2011 21:04
LIMA - Ao menos duas pessoas morreram e outras 41 ficaram feridas em um confronto entre policiais e manifestantes que protestavam contra um projeto da mineradora Southern na região de Arequipa, no sul do Peru, informaram fontes médicas.

Os mortos são Clemente Huancapuma, de 22 anos, e outro civil não identificado, ambos atingidos por disparos, segundo as fontes médicas. Entre os feridos há seis policiais.

Na segunda-feira, os confrontos na mesma zona provocaram a morte de Carlos Taipe Choquepuma, 22 anos, também baleado. "Os choques (desta quinta-feira) ocorreram quando a polícia tentava liberar vários trechos da estrada Pan-Americana Sul, em Islay, bloqueada pelos manifestantes desde a semana passada", revelou o chefe da polícia de Arequipa, Carlos Mateo.

Segundo Mateo, há uma situação de descontrole em Islay, onde os manifestantes incendiaram uma repartição pública, a sede do Partido Aprista e quatro ônibus.

A população de Islay rejeita o chamado projeto Tía María, da companhia Southern, para a exploração de cobre na província, por temer que a contaminação da água prejudique a agricultura regional.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação