Mundo

Forças de Gbagbo disparam contra casa de embaixador francês em Abidjan

Agência France-Presse
postado em 08/04/2011 16:25
ABIDJAN - A residência do embaixador da França em Abidjan, situada perto da casa do presidente marfinense não reeleito Laurent Gbagbo, foi alvo de disparos com armas pesadas das forças pró-Gbagbo, nesta sexta-feira (8/4), informou a embaixada em comunicado.

"Em 8 de abril às 16h (locais e GMT), a residência da França localizada no distrito de Cocody foi alvo de dois ataques de morteiro e de um foguete provenientes de duas posições" nas mãos de elementos das forças armadas leais a Gbagbo, indicou a embaixada. "É a segunda vez em menos de 48 horas que esta representação diplomática é alvo de um ataque deliberado", completou.

Na quarta-feira à noite, a residência do embaixador da França foi atacada pelas tropas pró-Gbagbo enquanto forças francesas resgatavam o embaixador do Japão, cuja residência é próxima à francesa.

"A França lembra que segundo a resolução 1975 do Conselho de Segurança da ONU", as forças da Operação das Nações Unidas na Costa do Marfim (Onuci) e a francesa Licorne "têm direito de fazer uso de seu mandato para prevenir a utilização de armas pesadas por todas as partes em conflito", concluiu a embaixada francesa.

Gbagbo, que se recusa a deixar o poder, encontrava-se ainda nesta sexta-feira em sua residência, defendida pelo último grupo de fiéis nas filas do exército marfilenho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação