Mundo

Obama 'condena firmemente' violência na Síria

Agência France-Presse
postado em 09/04/2011 09:07
WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, condenou "firmemente" os atos de repressão cometidos pelo governo da Síria e "todo tipo de violência" por parte dos manifestantes, após um dia particularmente sangrento no território sírio, com a morte de 19 pessoas.

"Condeno firmemente a violência cometida hoje e nas últimas semanas pelo governo sírio contra manifestantes pacíficos. Também condeno todo uso da violência por parte de manifestantes".

Obama "pediu às autoridades sírias que evitem novos atos de violência contra manifestantes pacíficos", e que detenham as prisões arbitrárias e a tortura.

Segundo o presidente, Damasco deve permitir uma investigação independente dos recentes distúrbios políticos no país.

Amar Qurabi, presidente da ONG síria Organização Nacional dos Direitos Humanos, informou que a repressão aos protestos deixou 19 mortos nesta sexta-feira em Deraa, 100 km ao sul de Damasco.

"Milhares de manifestantes saíram de três mesquitas para se concentrar diante do Palácio da Justiça, onde agentes das forças de segurança à paisana lançaram bombas de gás lacrimogêneo e depois atiraram com munição real e balas de borracha para dispersar a multidão".

Já o ministério sírio do Interior afirmou que os 19 mortos eram membros das forças de segurança à paisana, que foram baleados por "grupos armados".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação