Mundo

O segundo turno eleitoral começa a se definir no Peru

Agência France-Presse
postado em 10/04/2011 08:56
LIMA - O nacionalista de esquerda Ollanta Humala tem garantida a passagem ao segundo turno das presidenciais deste domingo no Peru, de acordo com novas pesquisas divulgadas neste sábado, que anunciam uma forte disputa entre a direitista Keiko Fujimori e o conservador Pedro Pablo Kuczynski pelo segundo lugar.

A empresa Ipsos-Apoyo dá a Humala 28,1% dos votos, seguido por Fujimori, com 21,1% e Kuczynski, com 19,9%. O ex-presidente Alejandro Toledo (centro) vem depois, com 16,8%; já o ex-prefeito de Lima, Luis Castañeda (centro-direita), tem 12,1% das intenções de voto.

"Até o momento, o segundo turno seria entre Humala e Fujimori, mas não se pode descartar uma surpresa", disse Alfredo Torres, diretor da Ipsos-Apoyo.

A margem de erro da pesquisa é de 1,6%.

Já a enquete do Instituto de Opinião Pública da Pontifícia Universidade Católica concede a Humala 30,4%, seguido de Fujimori, com 23,3%; Kuczynski, 17,4%; Toledo, 16,1% e Luis Castañeda 11,5%.

Foram ouvidas 1.700 pessoas e a margem de erro é de %2b/- 2%.

Neste domingo, 19,9 milhões de peruanos vão às urnas para eleger o sucessor de Alan García, além de 130 congressistas e cinco legisladores do Parlamento Andino.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação