Mundo

Balança comercial chinesa volta a ser positiva em março

Agência France-Presse
postado em 10/04/2011 10:23
PEQUIM - A China anunciou neste domingo os números de sua balança comercial de março, que voltaram a terreno positivo depois de registrar em fevereiro seu primeiro déficit em quase um ano, num momento em que Pequim tenta estimular a demanda interna para reequilibrar o crescimento.

O excedente comercial chegou a 140 milhões de dólares em março, após um déficit de 7,3 bilhões de dólares em fevereiro - o primeiro em 11 meses.

As exportações chinesas avançaram 35,8% em março em relação ao mesmo mês do ano anterior (contra um progresso de apenas 2,4% em fevereiro). No ritmo mensal, o aumento das exportações foi de 27,3% (contra 18,4% em fevereiro).

Mesmo assim, a balança comercial apresentou um déficit de 1,02 bilhão de dólares no primeiro trimestre de 2011. As exportações cresceram 26,5% em um ano, enquanto as exportações - cujo valor alcançou inéditos 400 bilhões de dólares - avançaram 32,6%.

A China, porém, deve fechar o ano com um amplo excedente mais uma vez, segundo os economistas. A balança comercial chinesa varia muito em função da época do ano, e tende a um forte excedente à medida que os meses passam.

A balança comercial é um índice sensível do ponto de vista político na China, que é acusada por vários de seus parceiros de favorecer artificialmente suas exportações, principalmente através de uma depreciação forçada do iuane.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação