Mundo

Delegação conjunta UE-FMI viajará na terça-feira a Portugal

Agência France-Presse
postado em 10/04/2011 11:20
BRUXELAS - Especialistas da Comissão Europeia, do Banco Central Europeu (BCE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI) irão a Lisboa na próxima terça-feira para falar sobre o plano de resgate solicitado por Portugal, que pode chegar a 80 bilhões de euros, informou a comissão neste domingo.

Esta "missão de avaliação" técnica deve preparar as negociações na esfera político entre UE, BCE e FMI e os partidos portugueses, previstas para a semana seguinte, explicou à AFP Cezary Lewanowicz, um dos porta-vozes da comissão.

A delegação se reunirá com membros do ministério português das Finanças para discutir "detalhes técnicos" do plano de resgate, que o comissário europeu para Assuntos Econômicos, Olli Rehn, estimou na sexta-feira em cerca de 80 bilhões de euros.

Segundo Lewanowicz, UE e FMI estão dispostos a ajudas Portugal em troca da aprovação de medidas de austeridade "ambiciosas" e de importantes privatizações.

Depois de Grécia e Irlanda, no ano passado, Portugal é o terceiro país da Eurozona a pedir ajuda externa para enfrentar a crise de sua dívida soberana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação