Mundo

Manifestantes fazem protesto pró-Gbagbo em Paris

postado em 10/04/2011 17:29
Manifestação de apoio a Gbagbo em ParisPARIS - Cerca de 1, 3 mil pessoas, segundo a polícia, ou 3 mil, de acordo com os organizadores, manifestaram-se neste domingo em Paris em apoio ao presidente marfinense Laurent Gbagbo, denunciando a "interferência" da França na Costa do Marfim.

Os manifestantes, que partiram da Praça da República às 16h30, marcharam até a Place de la Nation, levando uma grande faixa com os dizeres: "A comunidade africana na França apoia o presidente legal e legítimo da Costa do Marfim".

Eles ainda entoavam slogans hostis contra a força francesa Licorne, o presidente francês Nicolas Sarkozy e o presidente marfinense reconhecido pela comunidade internacional Alassane Ouattara.

Eles gritavam em coro "Sarkozy, assassino", "Gbagbo, presidente" ou ainda "Viva Gbagbo e a Costa do Marfim livre".

Chegando à Place de la Nation, um minuto de silêncio foi feito em memória das vítimas da guerra. Em seguida, eles cantaram o hino nacional marfinense e deixaram a praça.

"Lutaremos até que a Costa do Marfim esteja livre", declarou Brigitte Kouyo da Galaxie Patriotique Ivoirienne (Galáxia Patriótica Marfinense, em tradução livre), uma das organizadoras da manifestação: "Eles estão atacando o povo marfinense, estão atacando o palácio presidencial".

"Vamos resistir com determinação qualquer que seja a potência de fogo da França e da Onuci (força das Nações Unidas na Costa do Marfim). Nossa determinação nunca fraquejará", acrescentou Abel Naki, líder do Conselho da Resistência Marfinense (CRI).

Os manifestantes se dispersaram no início da noite, sem que qualquer incidente tenha sido constatado pelo jornalista da AFP durante esta manifestação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação