Mundo

Mubarak é internado e não presta depoimento sobre denúncias de corrupção

postado em 12/04/2011 14:53
O ex-presidente do Egito Hosni Mubarak, de 82 anos, foi internado nesta terça-feira (12/4) no hospital internacional da cidade balnerária de Sharm El Sheikh, ao sul do Monte Sinai, próximo ao Mar Vermelho. Nos últimos anos, Mubarak apresentou vários problemas de saúde e, recentemente, foi submetido a uma cirurgia de vesícula.

A previsão era que o ex-presidente fosse interrogado hoje, pela primeira vez. Os investigadores apuram as denúncias de corrupção e violação de direitos humanos durante seu governo. A internação do ex-presidente ocorreu dois meses depois de ele ter renunciado ao poder, sob forte pressão popular e internacional.

O hospital onde está Mubarak informou que ainda hoje o Ministério da Saúde do Egito vai divulgar um comunicado sobre o estado de saúde do ex-presidente. Paralelamente, o Egito está sob o comando de uma junta militar intitulada Conselho Supremo das Forças Armadas.

Os bens de Mubarak e de sua família, além dos de vários assessores ligados a ele, estão congelados por ordens das Nações Unidas e da União Europeia. O ex-presidente e seus parentes estão proibidos de deixar o Egito. Desde que renunciou em 11 de fevereiro, Mubarak passou a morar na região de Sharm El Sheikh.

Mubarak, de 82 anos, renunciou no dia 11 de fevereiro, em seguida a uma revolta popular. Atualmente muitas vozes pedem que compareça perante a justiça, embora ele garanta que nada deve, declarando-se vítima de "difamação".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação