PRAGA - Um vídeo no qual o presidente tcheco Vaclav Klaus aparece furtando discretamente uma caneta, durante uma coletiva de imprensa no Chile, está fazendo sucesso no site Youtube, onde já foi visto por mais de 550 mil pessoas.
As imagens originais foram divulgadas no domingo pela rede de televisão pública tcheca, que informava sobre a visita de Klaus ao Chile, e em seguida foram postadas no popular site de vídeos da internet.
Nas imagens, o presidente tcheco, sentado junto ao presidente chileno Sebastián Piñera, abre uma caixa com uma caneta colocada em uma mesa à sua frente enquanto Piñera lhe dá as boas-vindas.
Klaus pega a caneta, examina-a cuidadosamente e, de forma discreta, põe as mãos debaixo da mesa, move-se brevemente, abotoa o paletó e volta a colocar as mãos, vazias, sobre a mesa.
Vaclav Klaus, de 69 anos, presidente da República Tcheca desde 2003 e primeiro-ministro entre 1993 e 1997, está acostumado às coletivas de imprensa e aos encontros oficiais.
O presidente justificou posteriormente sua ação dizendo que é "comum pegar a caneta durante um evento", informando que não se tratava de uma caneta de ouro, mas de uma simples caneta, segundo o site de informações , que citou o presidente nesta terça-feira.
O vídeo, que utiliza flechas vermelhas e círculos para ajudar o espectador a seguir o rastro da caneta, inspirou uma coleta na internet, na qual os participantes estão convidados até o dia 2 de maio a enviar canetas ao gabinete de Klaus, "já que, visivelmente, o presidente não tem com que escrever", segundo os promotores desta iniciativa no Facebook.