WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, felicitou por telefone, nesta terça-feira, o chefe de Estado da Costa do Marfim reconhecido pela comunidade internacional, Alassane Ouattara, por ter assumido o poder no país, disse a Casa Branca. "O presidente Obama telefonou para o presidente Alassane Ouattara hoje (terça-feira) para felicitá-lo por sua posse como presidente democraticamente eleito da Costa do Marfim", indicou a Presidência americana, no dia seguinte à prisão em Abidjan do ex-presidente Laurent Gbagbo, que se recusava a deixar o poder há mais de quatro meses.
Durante a conversa, Obama e Ouattara concordaram a respeito da necessidade de uma investigação sobre todas as "atrocidades" cometidas nos últimos meses no país, sejam quais forem os supostos autores, de acordo com a mesma fonte. "Os dois governantes (...) insistiram sobre a importância de ver as supostas atrocidades serem alvo de investigações e aqueles que as cometeram, seja qual for o partido que os tenha apoiado, responder por seus atos", indicou a Casa Branca.
Obama e Ouattara "se comprometeram a apoiar os trabalhos da comissão de investigação das Nações Unidas e do Tribunal Penal International para investigar os episódios de violência", segundo a mesma fonte.