MATAMOROS - Dez cadáveres chegaram nesta quarta-feira (13) ao necrotério de Matamoros (nordeste do México), chegando a 126 o número de corpos encontrados em valas clandestinas nos últimos dias, alguns deles estavam há mais de um ano enterrados, informou a procuradoria estadual à imprensa. Os 10 cadáveres que chegaram ao necrotério nesta quarta-feira foram encontrados em outra vala descoberta em San Fernando, disse Pedro Efraín González, titular da área de Averiguações Prévias da procuradoria de Matamoros.
O governo mexicano atribuiu na terça-feira ao cartel de Los Zetas os crimes, que foram descobertos em 1; de abril depois de uma denúncia do sequestro de um ônibus em uma estrada perto de San Fernando, onde em agosto passado 72 imigrantes da América Central e da América do Sul foram assassinados. Outra fonte da procuradoria local disse à AFP que a cifra de cadáveres deve aumentar.
"Não se surpreendam, podemos chegar (a encontrar) mais de 180 corpos, as investigações ainda continuam e é possível que continuem sendo encontrados", comentou essa fonte que pediu anonimato.
O mesmo funcionário disse que as valas correspondem a vítimas de diversos atos de violência e não apenas um caso. "Há corpos que estavam enterrados há mais de um ano", completou. A quantidade de cadáveres ultrapassou a capacidade do necrotério de Matamoros e 76 deles serão enviados em um caminhão refrigerado à capital mexicana.