Mundo

Ex-premiê francês Dominique de Villepin lança programa presidencial

Agência France-Presse
postado em 14/04/2011 12:08
O ex-primeiro-ministro francês Dominique de Villepin, inimigo declarado do atual presidente francês, Nicolás Sarkozy, apresentou nesta quinta-feira (14/4) seu "projeto de refundação política" visando as eleições presidenciais de 2012, embora ainda não tenha anunciado sua candidatura.

"Um salário cidadão" de 850 euros para as pessoas sem recursos, um imposto "cidadão progressivo", um serviço civil obrigatório para os jovens, um gabinete de dez ministros e a redução dos assentos parlamentares são algumas das propostas que Villepin anunciou à imprensa.

O ex-primeiro-ministro de Jacques Chirac (1997-2005), que também ocupou os ministérios do Interior e das Relações Exteriores, propõe em seu programa a eleição de um presidente do Conselho Europeu por voto universal direto e a saída da França do comando integrado da Otan.

O ex-primeiro-ministro, de 57 anos, que nunca teve um cargo eletivo, fundou em 2012 o movimento República Solidária, com o qual pretende se apresentar às eleições presidenciais de 2012. Nesta quinta-feira se absteve de anunciar sua candidatura, já que considera que ainda "não chegou o momento".

Villepin deverá voltar a comparecer perante a justiça no âmbito do caso Clearstream, o maior escândalo político judicial da década na França, uma vasta manipulação política orquestrada justamente para desestabilizar a corrida de Sarkozy à presidência.

Acusado de "cumplicidade de denúncia caluniosa", Villepin foi absolvido em janeiro de 2010, mas a partir de 2 de maio deverá enfrentar um novo julgamento de apelação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação