Mundo

Aumento de 10% dos preços dos alimentos provoca 10 milhões de pobres

Agência France-Presse
postado em 14/04/2011 15:51
WASHINGTON - Um aumento de 10% dos preços dos alimentos pode provocar a queda de 10 milhões de pessoas no mundo na pobreza extrema, advertiu nesta quinta-feira o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick. "Os pobres do mundo não podem esperar. Cerca de 1 bilhão de pessoas estão subnutridas no mundo. O tempo não corre a nosso favor", explicou Zoellick em uma coletiva de imprensa na abertura das reuniões de primavera do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI).

"De forma geral, estamos em uma zona perigosa", acrescentou o presidente do BM, ao apresentar um relatório da entidade sobre a alta dos preços das matérias-primas.

O BM calcula que cerca de 1,2 bilhão de pessoas vivem com menos de 1,25 dólar por dia, o que significa pobreza extrema. Com um aumento de 30% no preço dos alimentos, 34 milhões de pessoas cairiam na pobreza extrema, acrescentou Zoellick.

O índice de preços de alimentos do BM subiu 36% em relação a um ano atrás, e se aproxima dos recordes de 2008, antes da crise. Neste ano ocorreram importantes revoltas populares em países do Terceiro Mundo.

O milho subiu 74% ao ano, o trigo 69%, a soja 36% e o açúcar 21%, segundo os cálculos do Banco.

Zoellick descartou, no entanto, que a especulação nos mercados internacionais esteja conduzindo a esta alta sustentada. "É uma combinação (de fatores). As reservas de matérias-primas continuam caindo. Houve problemas meteorológicos, e ao mesmo tempo estão ocorrendo mudanças na demanda", explicou.

Os biocombustíveis como o etanol, obtido através da cana-de-açúcar, são citados por especialistas como perturbadores dos preços de algumas matérias-primas. "Um dos pontos que tentamos ressaltar é a necessidade de colocar a comida na frente de tudo", explicou o presidente do Banco.

A América Latina, que conta com 28% da superfície potencialmente arável da Terra, pode ser parte da solução do problema da alta de preços, segundo um relatório recente da instituição.

O BM preconiza programas nutricionais para os mais pobres, eliminar as restrições às exportações de grãos e mais investimentos no setor agropecuário para superar a ameaça.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação