Mundo

Síria desmente que Irã a ajude na repressão de manifestações

Agência France-Presse
postado em 14/04/2011 17:22

DAMASCO - A Síria desmentiu que esteja recebendo ajuda do Irã na repressão das manifestações iniciadas há um mês contra o regime de Bashar al-Asad, como acusaram os Estados Unidos, indicou à AFP um funcionário do ministério das Relações Exteriores sírio. "As declarações do porta-voz do Departamento de Estado não têm fundamento", declarou à AFP um funcionário, que não quis se identificar. "Se o Departamento de Estado tiver provas, que as mostre", acrescentou.

A diplomacia americana acusou nesta quinta-feira o Irã de ajudar o regime sírio a reprimir as manifestações na Síria, considerando críveis as informações neste sentido divulgadas pelo Wall Street Journal. "Acreditamos que há informações críveis de que o Irã está ajudando a Síria... na repressão das manifestações", o que é "realmente inquietante", declarou Mark Toner, porta-voz do Departamento de Estado.

"Se a Síria está se voltando para o Irã para pedir ajuda, não pode falar seriamente de reformas", acrescentou. Citando autoridades americanas, o Wall Street Journal escreveu nesta quinta-feira que o Irã começou a entregar material antidistúrbios e que são esperadas mais entregas.

A Casa Branca condenou na terça-feira a repressão das manifestações na Síria e reiterou seu chamado ao presidente Bashar al-Asad para que respeite "os direitos universais dos sírios".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação