Mundo

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pede cessar-fogo na Líbia

Agência France-Presse
postado em 14/04/2011 17:27

Ban Ki-moon pediu, durante uma reunião internacional no Cairo nesta quinta, uma solução CAIRO - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu nesta quinta-feira (14) uma solução "política" e um "cessar-fogo imediato" na Líbia, durante uma reunião internacional no Cairo, enquanto a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, pediu a renúncia do coronel Muamar Kadhafi. "Pedimos um processo político para que o povo líbio possa alcançar suas aspirações", declarou Ban Ki-moon, que presidiu a reunião na sede da Liga Árabe. "Reiteramos nosso chamado a um cessar-fogo imediato", completou.

Catherine Ashton, por sua vez, declarou que "a posição da UE é muito clara, o coronel Kadhafi deve se retirar imediatamente". Concordou com Ban Ki-moon ao dizer que "a única solução para colocar fim a esta crise é política", e chamou a "um diálogo entre todas as partes que desemboque em um período de transição".

Nureddin Mezni, porta-voz do presidente da Comissão da União Africana, Jean Ping, disse que a reunião abordou o estabelecimento de "um mecanismo internacional para aplicar um cessar-fogo" na Líbia.

"O principal agora é um cessar-fogo imediato. Depois do cessar-fogo proporemos um diálogo global que não exclua nenhuma parte, um período transitório no qual o povo líbio escolha seus dirigentes", completou, à imprensa. "Entre as ideias discutidas para um mecanismo de cessar-fogo está a mobilização de uma força internacional" de interposição, informou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação