Mundo

Colômbia extradita oito cidadãos aos EUA por narcotráfico

Agência France-Presse
postado em 14/04/2011 18:15

BOGOTÁ - A Colômbia extraditou nesta quinta-feira (14/4) aos Estados Unidos oito cidadãos exigidos por crimes de narcotráfico, um deles integrante dos chamados novos grupos criminosos (integrados por ex-paramilitares e narcotraficantes), informou a polícia em um comunicado.

Foram enviados José Guillermo Gallón Henao, Luis Guillermo Valencia Bedoya, Rubén Darío Dávila Armero, Ashly James Francis, Waledir Forbes Suárez, Adolfo Aragón Pendales, Javier Alonso Arredondo Granda e Feither Rolando Aponte Castillo, membro do grupo "Los Rastrojos".

Segundo um relatório recente da ONG Instituto de Estudos para o Desenvolvimento e a Paz (Indepaz), em 2010 os grupos de ex-paramilitares e narcotraficantes atuavam em 15 dos 32 departamentos do país, e contavam com pelo menos 7 mil homens armados.

Em 2010, Bogotá extraditou 168 cidadãos colombianos, em maioria para território americano, segundo números oficiais. De acordo com o ministro do Interior, Germán Vargas, mais de cem presos colombianos têm atualmente ordens vigentes de extradição.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação