Mundo

Japão descarta problemas para financiar reconstrução

Agência France-Presse
postado em 14/04/2011 19:29
NOVA YORK - O diretor do banco central japonês (BoJ), Masaaki Shirakawa, disse nesta quinta-feira em Nova York que o Japão não encontrará dificuldades para financiar a reconstrução do país depois do devastador terremoto seguido de tsunami em março.

[SAIBAMAIS]O banco central japonês vê problemas na cadeia de abastecimento, na energia, no turismo e em outros setores importantes. Mas disse que o sistema financeiro poderá cooperar. "Contanto que o Japão continue a trabalhar rumo à reconstrução, dificilmente problemas financeiros vão surgir", declarou em discurso no Counsil on Foreign Relations, em Nova York.

Shirakawa afirmou ainda que o desastre ocorreu "em um momento em que a economia do Japão estava gradualmente sendo retomada". Ele declarou que, com a tragédia, era "inevitável" que a produção e a oferta sofressem.

E dada a natureza global da economia, países parceiros como a China e os Estados Unidos também seriam afetados, completou. "O impacto na cadeia de abastecimento poderá espalhar-se internacionalmente", disse.

No entanto, Shirakawa insistiu que o Japão conta com fundos para financiar a reconstrução. "A sociedade japonesa mostrou resiliência. O trabalho de reconstrução começou gradualmente, mas firmemente", disse. "O primeiro desafio é garantir a necessidade de financiamento para a reconstrução. A esse respeito, o Japão tem poupança para um período prolongado. De uma perspectiva macroeconômica, esse financiamento não será difícil", disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação