BOGOTÁ - As autoridades colombianas capturaram Leonardo Chaux Hernández, apelidado de Simón Bernate, acusado de ser ideólogo da guerrilha das Farc, informaram nesta quinta-feira a procuradoria e comandos militares. "Simón Bernate foi capturado na terça-feira por oficiais do Exército, na região rural do município de Natagaima (na província de Tolima - sul), onde aparentemente realizada trabalhos de doutrinamento de membros da organização subversiva", afirmou a procuradoria em um comunicado.
Segundo o órgão, Chaux - 51 anos - era integrante do front Adan Izquierdo das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que opera no oeste da Colômbia, e é acusado de crimes de rebelião, extorsão, sequestro e deslocamento forçado.
No momento de sua captura, foi apreendido um computador portátil e vários discos. "O acusado, que aceitou sua responsabilidade na acusação imputada pela procuradoria, foi levado a uma prisão em Ibagué, capital da província", concluiu a procuradoria. "É um guerrilheiro de peso, de forte importância quando ao controle da parte política e ideológica da guerrilha. Sua captura é uma baixa importante para as Farc", assegurou a jornalistas o coronel Julio Prieto, comandante da brigada local.
"Sua tarefa se consistia em tentar angariar comunidades indígenas e organizações camponesas para o trabalho político da guerrilha. Era especialista em colocar as pessoas contra o governo quando eram executadas ações armadas em determinadas regiões", completou o militar.