postado em 16/04/2011 08:00
No começo da manhã de ontem, os visitantes que chegavam à Abadia de Westminster, em Londres, encontravam as portas fechadas. Lá dentro, uma noiva se preparava para um ensaio, 14 dias antes do casamento. Kate Middleton foi sozinha à igreja, acertar os últimos detalhes de uma das cerimônias mais celebradas pelos britânicos nos últimos anos. O noivo, o príncipe William, herdeiro do trono, estava retido pelas funções de piloto da Real Força Aérea. Enquanto a futura princesa de Gales se preparava para o grande dia, o Palácio de Buckingham divulgava a programação oficial do evento, marcado para o próximo dia 29, e esbanjou a tradicional pontualidade britânica. Até o primeiro beijo público do casal real tem hora marcada. A celebração deve começar rigorosamente às 11h (7h em Brasília). O noivo deve esperar pela noiva durante exatos 45 minutos. William será o primeiro membro da família real a chegar à abadia, ao lado do padrinho ; o irmão caçula, Harry. Os convidados, no entanto, devem estar lá ainda mais cedo: a chegada ficará restrita ao intervalo entre 8h15 e 9h45. Apenas cerca de 40 pessoas, entre elas celebridades, como o cantor Elton John e o casal David e Victoria Beckham, e chefes de Estado e governo, como o primeiro-ministro David Cameron, devem estar na igreja no mesmo horário que o príncipe. A rainha Elizabeth II será a última a entrar antes da noiva, às 10h45.
Kate terá apenas nove minutos para chegar a Westminster. Um forte esquema de segurança está sendo armado para a passagem da noiva pelo centro de Londres, onde são esperadas milhares de pessoas. O governo britânico anunciou que a futura princesa passará a última noite de solteira no luxuoso hotel Goring. ;Estamos honrados e encantados por desempenhar um pequeno papel em um dia tão grande. Desejamos à senhorita Middleton e ao príncipe William toda a felicidade, e esperamos ansiosos pelo momento da celebração;, disse Jeremy Goring, diretor executivo do hotel. É de lá que ela partirá, em uma carruagem, na companhia do pai, Michael Middleton.
A cerimônia deve durar 75 minutos. Após serem declarados casados pelo arcebispo de Westminster, os noivos partirão em um comboio de carruagens para o palácio de Buckingham. Lá, exatamente às 13h25, aparecerão na sacada para saudar o público e trpcar o primeiro beijo oficial como um casal real. Em seguida, todos partem para a festa. A rainha Elizabeth programou um coquetel para mais de 600 convidados. A celebração, no entanto, não para por aí. À noite, William e Kate preparam um jantar para 300 amigos e familiares mais próximos.
Kate reuniu-se ontem com o deão de Westminster, no primeiro de diversos ensaios até o dia do casamento. ;Teremos numerosos eventos como esse até o dia 20;, confirmou um porta-voz da família real. A noiva contou com a companhia dos padrinhos ; sua irmã, Pippa, e o príncipe Harry ; e dos pajens. Quatro meninas com idades entre três e oito anos serão as damas de honra da noiva. Entre os meninos estão Tom Pettifer, 8 anos, filho da ex-babá de William, Tiggy Legge-Bourke e Billy Lowther-Pinkerton, 10, filho do secretário pessoal do príncipe, Jamie Lowther-Pinkerton.
Festa popular
Caixas de som foram instaladas em diversos pontos de Londres para captar o exato momento em que o casal disser ;sim;. Telas gigantes serão montadas no Hyde Park e na Praça Trafalgar. Duas mil pessoas foram convidadas para a cerimônia religiosa, mas a família real quer que todos possam participar. Os súditos podem até dar presentes ao casal. Mas nada de panelas ou conjuntos de xícaras: William e Kate pediram doações para instituições.
Canção para os noivos
Apesar de não fazer parte da lista de convidados, o cantor britânico George Michael gravou uma música para dar de presente de casamento para o príncipe William e Kate Middleton. O ex-líder da banda Wham disse, em sua conta do Twitter, que a canção estará disponível para download gratuito nos próximos dias e pediu que os fãs façam doações para as instituições indicadas pelo casal. ;Quero que Will e Kate saibam que é um presente autêntico, não um ato de promoção;, declarou. O artista garantiu que não está atrás de um convite de última hora e afirmou que os noivos devem estar ;rodeados de gente querida, não de estrelas do pop;.