Mundo

Raúl Castro inaugura VI Congresso do Partido Comunista

Agência France-Presse
postado em 16/04/2011 17:37
HAVANA - O presidente de Cuba, Raúl Castro, inaugurou neste sábado o VI Congresso do Partido Comunista (PCC), o primeiro em 14 anos, que aprovará uma ambiciosa reforma econômica para o país e elegerá sua maior liderança política.

Raúl Castro, de 79 anos, preside o Congresso no qual participam 1.000 delegados, com a ausência do primeiro secretário do PCC - máxima liderança - Fidel Castro, que se retirou do governo em julho de 2006 quando ficou doente.

O Congresso, que se reúne a portas fechadas até terça-feira, foi aberto no Palácio das Convenções após um desfile militar popular no qual participaram mais de meio milhão de pessoas na emblemática Praça da Revolução de Havana, para comemorar os 50 anos do socialismo cubano.

Raúl Castro convocou o Congresso para debater e aprovar um plano de reformas econômicas, inicialmente de 291 medidas, que aumentou para 311 após um intenso debate popular de três meses.

"Foram colocadas à prova a confiança e a unidade majoritária dos cubanos em torno do Partido e da Revolução. Unidade que não nega a diferença de opiniões", disse Raúl Castro na abertura da reunião.

O programa planeja ampliar o setor privado, reduzir a enorme burocracia com o corte de mais de um milhão de empregos, eliminar subsídios e implementar impostos, descentralizar a agricultura, dar autonomia às empresas e atrair capital estrangeiro.

O Congresso também vai eleger os órgãos dirigentes do PCC, o Comitê Central, de cerca de 125 membros; o Comitê Político (19), e o Secretariado (10), liderados por Fidel como primeiro-secretário e Raúl como segundo-secretário.

O VI Congresso, que ocorre com o atraso de nove anos, é realizado junto com o 50; aniversário da proclamação do socialismo da revolução e da vitória sobre a invasão anticastrita da Baía dos Porcos, organizada pelos Estados Unidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação