Mundo

Ataque da Otan no Afeganistão mata 14 insurgentes e 3 civis

postado em 20/04/2011 13:12
Um bombardeio aéreo da Otan contra os talibãs nesta terça-feira(19/4) à noite na província de Kunar, no nordeste do Afeganistão, matou 14 insurgentes, mas também deixou três civis mortos, anunciou nesta quarta a imprensa local.

"Quatorze insurgentes, entre os quais cidadãos árabes e paquistaneses foram mortos durante os ataques aéreos, assim como três civis" na noite de terça-feira, afirmou à AFP o governador da província, Fazlullah Wahidi.

Hamish Gulab, governador do distrito de Dangam, confirmou o registro à AFP. Ele indicou que os civis, duas mulheres e uma criança, tinham sido mortos por um míssil disparado contra uma casa do distrito onde insurgentes estavam reunidos, e onde as três vítimas inocentes também estavam.

Um porta-voz da Força da Otan no Afeganistão (Isaf) confirmou que a coalizão havia realizado operações aéreas e terrestres no distrito de Dangam, mas não forneceu maiores detalhes.A província de Kunar fica na fronteira com o Paquistão, onde os talibãs possuem bases de retaguarda.

A província enfrenta há vários meses uma intensificação da violência e foi palco de recentes erros das forças da Otan, que mataram vários civis, incluindo crianças, em bombardeios.

O presidente afegão, que mantém relações cada vez mais tensas com seus aliados ocidentais, queixou-se publicamente da Isaf por ter matado civis durante suas operações. A coalizão reconheceu ter matado acidentalmente civis em algumas operações e pediu desculpas por pelo menos uma delas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação