Mundo

Pelo menos 11 mortos por disparos das forças de segurança síria

Agência France-Presse
postado em 22/04/2011 11:01
NICÓSIA - Pelo menos 11 pessoas morreram vítimas de disparos das forças de segurança contra milhares de manifestantes que foram às ruas nesta sexta-feira (22/4) na Síria, contaram testemunhas e militantes dos direitos humanos, em telefonema à AFP.

Forças de segurança abriram fogo para dispersar os manifestantes, que ocuparam as ruas de diversas cidades por toda a Síria como resposta aos chamados para os protestos de sexta-feira, informaram as mesmas fontes.

Ao menos oito pessoas foram mortas na cidade de Ezreh, no sudeste da província de Daraa, epicentro dos protestos pró-reforma e contra o regime iniciados em meados de março, de acordo com as fontes.

Uma pessoa foi morta em Hirak, também na região de Daraa, enquanto duas morreram no nordeste de Damasco, no subúrbio de Douma, completaram.

Milhares de manifestantes protestaram na cidade de maioria curda Qamishli, no nordeste da Síria, enquanto protestos também ocorreram na cidade de Daraa e Banias, no norte do país.

Os protestos ocorrem apesar da decisão do presidente Bashar al-Assad de derrubar o estado de emergência, em vigor há quase cinco décadas, e abolir os tribunais de segurança estaduais que operavam fora do sistema judiciário normal para julgar pessoas consideradas "rebeldes".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação