Agência France-Presse
postado em 22/04/2011 13:43
Jerusalém - Milhares de peregrinos cristãos desafiaram a a forte tempestade, com chuva de granizo, para percorrer na Cidade Velha de Jerusalém o caminho que teria feito Jesus, antes de ser crucificado, segundo a tradição cristã.Como parte das celebrações que precedem as festividades da Páscoa, os fiéis percorreram em procissão a Via Dolorosa, ao longo do qual Jesus carregou a cruz antes de ser submetido ao suplício pelos romanos.
O patriarca latino Monsenhor Fuad Twal, representante da Igreja Católica na Terra Santa, liderou a procissão que saiu de madrugada do mosteiro da Flagelação, onde Jesus havia sido golpeado, escarnecido e coroado de espinhos.
Mais tarde, outras procissões seguiram o mesmo caminho, ao longo de uma estreita rota em declive, marcada pelas 14 estações, onde Jesus, segundo os Evangelhos, encontrou-se com sua mãe, caiu ao chão, recebeu ajuda para carregar a cruz e encontrou mulheres que choravam.
A procissão foi concluída na Igreja do Santo Sepulcro, construída acima do local onde teria sido enterrado Cristo.
Sacerdotes de batinas negras e religiosas de hábitos se misturavam a peregrinos e turistas, que não se deixaram esmorecer pela chuva.