Agência France-Presse
postado em 23/04/2011 08:37
Nicósia (Síria) - Ao menos cinco pessoas morreram neste sábado (23/4) na Síria durante funerais das vítimas da repressão na véspera, incluindo três mortos por disparos de franco-atiradores dispostos nos edifícios de Duma, perto de Damasco, segundo testemunhas.Os atiradores abriram fogo nos telhados enquanto um cortejo fúnebre percorria o caminho até um cemitério, matando ao menos três pessoas e ferindo outra, afirmou à AFP uma testemunha e ativista dos direitos humanos por telefone.
Milhares de pessoas participaram do cortejo, que saiu de uma mesquita em Duma com destino ao cemitério, afirmaram.
[SAIBAMAIS]
Mais duas pessoas foram mortas no sudeste da Síria quando se dirigiam à cidade de Ezreh para participar dos cortejos fúnebres das vítimas da repressão na sexta-feira, informou um ativista.
"As forças de segurança abriram fogo contra as pessoas que saíam de Daraa com destino a Ezreh para participar dos funerais", disse o ativista, na cidade de Daraa.
Ele identificou as vítimas como Yasser Nseirat e Jamal Qanbar, acrescentando que muitas outras ficaram feridas.
Mais de 110 pessoas morreram quando forças de segurança sírias abriram fogo e jogaram bombas de gás lacrimogêneo contra manifestantes do país todo um dia depois de o presidente Bashar al-Assad acabar com quase cinco décadas de estado de emergência, afirmaram ativistas e grupos de defesa dos direitos humanos.