Mundo

Tepco estuda construção de muros subterrâneos em torno de usiina nuclear

Agência France-Presse
postado em 23/04/2011 09:34
Tóquio - A operadora da central nuclear de Fukushima está considerando a instalação de muros subterrâneos ao redor de seus reatores danificados para impedir a infiltração de água radioativa, segundo informes da imprensa neste sábado (23/4).

A empresa Tokyo Electric Power (Tepco) está estudando a medida para conter a água contaminada que vaza dos reatores da central danificada pelo terremoto seguido de tsunami em 11 de março, disse o canal de televisão Asahi, citando fontes anônimas.

Os trabalhadores deverão cavar a uma profundidade de 15 metros para alcançar uma capa impermeável e construir os muros, completou a Asahi TV.

Desde o terremoto seguido de tsunami que interrompeu os sistemas de resfriamento dos reatores de Fukushima, a Tepco jogou milhares de toneladas de água do mar, e depois de água doce, nos reatores e nas piscinas de combustível usadas para mantê-los em boa temperatura.

Parte dessa água agora contaminada inundou as salas de máquinas de vários reatores, assim como as canalizações e as galerias subterrâneas. No início de abril, várias centenas de toneladas desta água altamente radioativa caíram no Oceano Pacífico através de uma brecha, que foi tampada logo depois.

"A Tepco estuda diversas opções. A construção desses muros subterrâneos pode ser uma delas", declarou um porta-voz.

A Tepco tenta atualmente limitar as injeções de água com o objetivo de não criar quantidades muito grandes de líquido contaminado, mas a temperatura da piscina de combustível usado do reator 4 subiu para 91 graus centígrados, obrigando novas injeções, indicou o grupo japonês neste sábado.

"A Tepco planeja instalar uma câmera na piscina (para verificar o estado das barras de combustível), mas a temperatura atualmente é de 91 graus, o que é muito elevado", afirmou o porta-voz.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação