Mundo

Dois tibetanos são mortos durante blitz em monastério chinês

Agência France-Presse
postado em 23/04/2011 13:18
Pequim - Dois tibetanos morreram durante uma intervenção policial realizada em um monastério budista no sudoeste da China, informou neste sábado (23/4) um grupo de opositores.

As autoridades acordaram o monastério de Kirti, na província de Sichuan, e ordenaram a aplicação de um programa de reeducação depois dos incidentes ocorridos no mês passado originados pela imolação de um jovem bonzo durante uma manifestação antigoverno.

Segundo a Associação Internacional Campanha para o Tibet (ICT, da sigla em inglês), com base em Nova York, as forças de segurança realizaram uma blitz no monastério na quinta-feira à noite e prenderam mais de 300 monges.

Posteriormente, a polícia agrediu um grupo de laicos que realizavam guarda no exterior do templo e mataram dois tibetanos sexagenários, segundo a mesma fonte, que cita um monge de Kirti no exílio.

O governo tibetano no exílio, fundado pelo Dalai Lama, declarou em um comunicado estar "muito preocupado" com a "situação no monastério de Kirti".

Também pediu aos governos de todo o mundo que convencessem Pequim "de não usar a força para resolver a crise".

"Diante da ausência de equipes de verificação independentes, de proteção legal e de imprensa livre, estamos muito preocupados com essa situação, que poderá gerar um genocídio", alertou o governo tibetano no exílio em Dharamsala, norte da Índia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação