Mundo

Um dos 33 mineiros do Atacama, no chile, está doente dos pulmões

Agência France-Presse
postado em 23/04/2011 14:43
Santiago - Um dos 33 mineiros do Atacama, Yonni Barrios, famoso por ser o enfermeiro de seus companheiros de clausura, sofre de silicose, uma doença que ataca os pulmões e é típica do trabalho mineiro, afirmou em uma entrevista à imprensa.

"Nos exames que me fizeram na Associação Chilena de Segurança saiu que tenho silicose", declarou o mineiro, de 51 anos, ao jornal Las Ultimas Noticias.

"Nesta idade que tenho, é o momento em que a silicose é detectada. Como é uma doença progressiva, com sorte chegamos à aposentadoria e já se morre", completou.

Antes de ficar preso a 700 metros de profundidade na mina San José no norte do Chile, Barrios já trabalhava havia 30 anos como mineiro.

Durante a clausura, que durou 69 dias - de 5 de agosto a 13 de outubro de 2010 - foi o enfermeiro de seus companheiros, colaborando à distância com as autoridades de saúde em fazer fichas médicas e aplicar injeções, entre outros procedimentos.

Também ficou famoso porque, na superfície, duas mulheres brigaram por seu amor, em um triângulo que foi amplamente coberto pela imprensa.

A silicose é uma doença grave dos pulmões, de caráter irreversível. Ocorre com a inalação prolongada de sílica cristalina presente nas minas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação