Agência France-Presse
postado em 23/04/2011 17:20
Abidjan - Simone Gbagbo, mulher do ex-presidente da Costa do Marfim Laurent Gbagbo, detida desde 11 de abril no quartel-general do chefe de Estado Alassane Outtara em Abidjan, está sob prisão domiciliar no noroeste do país, informou o ministro da Justiça neste sábado.Simone Gbagbo foi "levada ontem" (sexta-feira) a Odienné, e está em prisão domiciliar", declarou à AFP Jeannot Ahoussou Kouadio.
Considerada a "mulher de ferro" do regime, ela foi presa, junto com seu marido e uma centena de pessoas, na residência presidencial depois de uma ofensiva das forças de Outtara, apoiadas por forças francesas e da ONU.
Ela é acusada de ter relações com os "esquadrões da morte" contra partidários do novo chefe de Estado.
O ex-presidente foi levado ao norte do país no último dia 13 de abril. Segundo fontes, encontra-se em uma residência presidencial na cidade de Korhogo, custodiado por forças pró-Outtara e da ONU.
Na sexta-feira à noite, o chefe do partido de Gbagbo, Pascal Affi N;Guessan, no quarto vigiado em um hotel de Abidjan, foi levado ao quartel general de Outtara, depois de conceder entrevista a veículos franceses.
Em um comunicado divulgado neste sábado, N;Guessan denuncia o "ambiente de ditadura" que reina no país, com os partidários do antigo regime obrigados a viver "na clandestinidade" por medo de represálias. Também exige uma lei de anistia e a libertação do ex-presidente.