Mundo

União Europeia pede reforma política profunda após violência na Síria

Agência France-Presse
postado em 23/04/2011 18:35
Bruxelas - A chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, condenou neste sábado os atos "intoleráveis" de violência na Síria e considerou "essencial" que Damasco inicie "reformas políticas profundas".

O governo sírio deve "parar imediatamente de recorrer à força brutal contra os manifestantes" e começar a "respeitar seu direito de protestar", disse Ashton.

Os tiros contra os manifestantes "são intoleráveis", destacou a Alta Representante da UE para Relações Exteriores, ao afirmar que "todos os responsáveis pelos crimes deverão ser levados à justiça".

Apesar do anúncio da suspensão do estado de emergência na Síria, "reformas confiáveis só poderão ser medidas com verdadeiros progressos no terreno".

"Peço ao governo sírio que realize reformas políticas profundas, começando pelo respeito aos direitos mais elementares, às liberdades fundamentais e ao Estado de direito".

Ao menos 13 pessoas morreram neste sábado por disparos durante os funerais das vítimas da brutal repressão da véspera contra opositores ao regime sírio, que deixou mais de 80 mortos, segundo defensores dos direitos humanos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação