Mundo

Tornado devasta aeroporto de Saint Louis no estado americano do Missouri

Agência France-Presse
postado em 23/04/2011 20:35
Chicago - Vários tornados varreram na noite de sexta-feira o estado americano do Missouri, causando ampla destruição e devastando o aeroporto de Saint Louis, informaram fontes oficiais neste sábado.

Cinco pessoas foram hospitalizadas na última hora de sexta por ferimentos provocados por cacos de vidro e escombros no aeroporto internacional Saint Louis-Lambert, onde a tormenta quebrou janelas e portas e virou automóveis, disse um porta-voz do terminal aéreo à AFP.

"Todas as operações aqui estão fechadas hoje e não há atividades de voo até que avaliem os danos e se estime quanto é necessário fazer para que o edifício esteja suficientemente seguro para reiniciar os voos", disse o porta-voz do aeroporto, Jeff Lea.

"Permaneceremos fechados até novo aviso", disse, completando que outras 10 pessoas foram tratadas no local por ferimentos menores.

A tempestade e o tornado atingiram o aeroporto na noite de sexta-feira, quando estava abarrotado com centenas de passageiros, o que forçou os funcionários do aeroporto a conduzir os viajantes a áreas mais seguras.

As pistas ficaram cheias de dejetos dispersos, como veículos amassados e sinalizadores destruídos.

O governador do Missouri, Jay Nixon, declarou estado de emergência e as autoridades reportaram alguns feridos e extensos danos em bairros próximos ao aeroporto. Os bombeiros disseram que 50 casas foram danificadas.

O Serviço Meteorológico Nacional informou que o tornado em Saint Louis atingiu a categoria EF4 da escala Fujita, que vai de 1 a 5.

Um tornado EF4 significa que causou "dano extremo", com ventos de até 322 km por hora.

Poderosos tornados atingiram neste mês diversos estados do sul e centro dos Estados Unidos, causando a morte de 44 pessoas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação