Agência France-Presse
postado em 23/04/2011 20:37
Trípoli - A aviação da Otan atacou neste sábado várias "instalações, civis e militares", nas cidades de Trípoli, Sirte, Al-Joms, Al-Assa e Gharyen, causando um "certo número de vítimas", informou a agência oficial líbia Jana."Uma fonte militar revelou que instalações militares e civis foram alvo neste sábado de bombardeios do agressor colonialista cruzado em Trípoli, Al-Joms, Al-Assa, Gharyen e Sirte", a última cidade natal do líder líbio, coronel Muammar Kadhafi, 600 km a leste da capital.
Segundo a agência, os ataques deixaram "certo número de vítimas, entre mortos e feridos".
Tripoli foi sacudida na noite de sábado por fortes explosões, em meio ao ruído de aviões e das baterias antiaéreas, constatou a AFP.
Três fortes detonações ocorreram por volta das 22H40 local (17H40 Brasília) próximas ao centro da capital.
Outras duas explosões sacudiram o centro de Trípoli às 19H45 local (14H45 Brasília), seguidas por detonações mais distantes, comprovaram os jornalistas da AFP, sem poder determinar os objetivos do ataque.
Na noite de sexta-feira, os aviões da Otan atacaram por diversas vezes a capital líbia, visando especialmente o setor do quartel-residência de Muammar Kadhafi, em Bab al-Aziziya, próximo ao centro da cidade.
Os ataques ocorrem em meio a sangrentos combates entre as forças leais a Kadhafi e os rebeldes que defendem a cidade de Misrata, onde 26 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas neste sábado.
Uma coalizão internacional cumpre na Líbia desde 19 de março passado um mandato da ONU para acabar com a sangrenta repressão à revolta contra o regime de Kadhafi, no poder há 42 anos.
No dia 31 de março, a Otan assumiu o comando das operações.