postado em 24/04/2011 08:00
Quando o relógio do Big Ben badalar as 11h, na próxima sexta-feira, o mundo inteiro estará à espera da chegada da noiva. Foram meses de expectativa e especulações até aquele exato momento. Kate Middleton, uma britânica criada em família de classe média, vai entrar na Abadia de Westminster para se tornar princesa. No momento em que ela e o príncipe William disserem o ;sim; na frente de milhares de pessoas, devem inaugurar uma nova fase para a monarquia britânica. O casal percorreu um caminho pouco ortodoxo para chegar ao casamento e conseguiu mudar as tradições da família real. Com a bênção da rainha Elizabeth II, seu neto, que pode ser o futuro rei da Inglaterra, fez as próprias escolhas e subirá ao altar livre de conveniências.
O casamento de William e Kate é um dos maiores eventos reais do século 21 e aumentou o interesse do público pela monarquia britânica. Desde o casamento de Charles e Diana, em 1981, uma união não causava tanta comoção. E, por causa do jovem casal, o Palácio de Buckingham resolveu se modernizar. As especulações e os rumores que tanto assombraram a família real nos últimos 20 anos ficaram de lado quando um site oficial começou a divulgar informações sobre o evento. Detalhes, vídeos, relatos, tudo estava lá. Foi a chance de a realeza reconquistar os súditos.
Para Andrew Roberts, historiador especialista em família real e autor do livro The Royal House of Windsor (sem título em português), o casal representa certa esperança para o povo, que nos últimos anos perdeu a confiança na Coroa. ;William e Kate são jovens bonitos, charmosos e bem educados, que vão passar o resto de suas vidas servindo a seu país. E, apenas por isso, já podem ser considerados pessoas admiráveis. Eu também acho que a tragédia na vida de William, evolvendo a morte da princesa Diana, também faz com que as pessoas queiram que ele e Kate sejam felizes e que a união dê certo;, disse Roberts ao Correio.
O declínio da popularidade da monarquia foi marcado pelo rompimento dos laços familiares. Em 1992, depois de quase 20 anos de casamento, a princesa Anne pediu o divórcio do oficial Mark Phillios, em meio a rumores de traição por parte dela. Quatro anos mais tarde, o mundo ficou chocado com a separação de Charles e Diana, com rumores de traição por parte de ambos. Meses depois, o príncipe Andrew se separou de Sarah Ferguson. A situação da Casa de Windsor piorou com a morte de Diana, em 1997, em um acidente de carro, em Paris. Todas as expectativas foram apontadas para William e Harry.
De acordo com o historiador britânico, o casamento de William e Kate também preenche um vazio deixado por lady Di, cuja memória deve ser invocada durante a cerimônia. ;A sua lembrança dificilmente não será ressuscitada em 29 de abril, e seu anel de noivado estará no dedo de Kate mesmo quando ela colocar a aliança;, afirma Roberts.
Mudanças
Para o especialista, no entanto, é hora de dar início a outra fase na história do Reino Unido. ;A monarquia britânica está começando um novo capítulo com este casamento, e está finalmente fechando outro. A realeza consegue se reinventar a cada geração;, completa. Uma mudança já pode ser percebida. Circula no parlamento britânico um projeto de lei para permitir que o primeiro filho do jovem casal, seja homem ou mulher, possa assumir o trono. A preferência na linha de sucessão sempre foi dada aos herdeiros do sexo masculino.
O casamento parece ter mudado também a maneira como os britânicos se sentem em relação ao futuro da Coroa. De acordo com uma pesquisa feita pelo jornal Daily Mail, 51% dos entrevistados acreditam que a monarquia vai ganhar força com o novo casal, enquanto 47% pensam que eles continuarão com o legado de Elizabeth II. Mais de 80% dos entrevistados apostam que William será um rei melhor do que Charles, e 87% acham que Kate vai ser uma rainha melhor do que Camilla Parker-Bowles, a segunda mulher de Charles. Mais da metade da população acredita que o primeiro na linha sucessória deveria abdicar em favor de William.
Quando Kate e William aparecerem na sacada do palácio, às 13h25 de sexta-feira, para dar primeiro beijo oficial como casal, estarão preparados para o que vier pela frente. ;Todo mundo ama príncipes e princesas, mas ninguém percebe como a monarquia funciona;, revela Roberts. ;Acredito que em dois anos Kate estará grávida. Depois disso, será uma vida inteira de trabalho real;, completa.
80%
Porcentagem dos britânicos que preferem que o príncipe Charles, primeiro na linha sucessória da rainha Elizabeth, abdique em favor de William
87%
Porcentagem dos cidadãos que acreditam que Kate Middleton, noiva de William, será melhor como rainha do que Camilla Parker-Bowles, mulher de Charles