Mundo

Regime iemenita e oposição devem assinar acordo na quarta-feira

Agência France-Presse
postado em 26/04/2011 12:00
Sanaa - O regime iemenita e a oposição se reunirão na quarta-feira em Riad para assinar um acordo de saída para a crise elaborado com base no plano apresentado pelas monarquias do Golfo, anunciaram à AFP as duas partes.

"Recebemos um convite da Arábia Saudita para a assinatura na quarta-feira, em Riad, de um acordo por iniciativa do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG)", declarou à AFP Soltan al Barakani, secretário-geral adjunto do partido iemenita no poder.

Por sua parte, um dirigente da oposição confirmou que uma delegação da Frente Comum, coalizão de partidos da oposição parlamentar, se dirigirá na quarta-feira a Riad para assinar o acordo.

O plano proposto pelas monarquias do Golfo, preocupadas com a instabilidade no Iêmen, país pobre da península arábica, prevê a renúncia, com uma garantia de imunidade, do presidente Ali Abddullah Saleh, um mês depois que a oposição forme um governo de reconciliação nacional.

Por outro lado, seis manifestantes foram feridos por impactos de bala nesta terça-feira, onde o movimento de protestos reafirmou sua rejeição à proposta das monarquias do Golfo para resolver a crise, segundo testemunhas e fontes médicas.

Em Sanaa, milhares de manifestantes, reunidos na praça da Mudança, epicentro dos protestos, continuaram reclamando contra o plano das monarquias do Golfo. "Rejeitamos totalmente este plano: reclamamos não apenas que o presidente Saleh se retire como também que seja julgado", declarou um porta-voz do movimento, Hachem al Sufi.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação