Agência France-Presse
postado em 26/04/2011 15:20
Genebra - Uns 30.000 líbios fugiram da região das Montanhas do Oeste da Líbia e passaram para a fronteira do sul da Tunísia nas últimas três semanas, informou nesta terça-feira (26/4) o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur).Só na sexta-feira passada, 15.000 pessoas haviam passado por essa região.
"A maioria dos refugiados são bérberes e contaram que haviam fugido dos combates es bombardeios contra suas cidades e povoados nas Montanhas do Oeste", declarou um porta-voz da agência da ONU, Andrej Mahecic, durante encontro com a imprensa.
"As cidades de Nalut e Wazin foram completamente abandonadas. Restam, apenas, alguns homens; as mulheres e as crianças já saíram de lá", destacou.
No leste da Líbia, um avião contratado pelo Acnur pousou nesta segunda-feira em Benghazi, levando a bordo material de ajuda humanitária. Trata-se do primeiro avião humanitário da ONU a aterrissar em Benghazi desde que começou o conflito.
O carregamento compreendia, em particular, hospitais de campanha, utensílios de cozinha e barracas, assim como veículos e equipamentos para o Acnur, com a perspectiva da abertura de um escritório em Benghazi, em relação com outras agências da ONU.