Mundo

Governo líbio pede cúpula extraordinária da UA sobre o conflito

Agência France-Presse
postado em 26/04/2011 15:39
Adis Abeba - O governo líbio solicitou nesta terça-feira (26/4) a convocação, o quanto antes, de uma reunião de cúpula extraordinária da União Africana (UA) para "mobilizar" o continente e "enfrentar a agressão exterior" na Líbia, informou uma fonte oficial.

"Minha delegação propôs a celebração o quanto antes de uma sessão extraordinária da Assembleia da União Africana (...)", declarou em Adis Abeba o ministro líbio das Relações Exteriores, Abdelati Obeidi.

Esta cúpula deverá permitir "a nosso continente mobilizar suas capacidades para enfrentar as forças exteriores que nos agridem", afirmou Obeidi em um discurso do qual a AFP obteve uma cópia.

O ministro falou na sede da UA perante o Conselho de Paz e Segurança (CPS) da organização continental no âmbito de negociações em curso desde segunda-feira para tentar encontrar uma solução negociada ao conflito na Líbia.

Uma delegação de rebeldes do Conselho Nacional da Transição (CNT) também está presente na capital etíope.

Na segunda-feira, os líderes da UA conversaram em separado com os membros das duas delegações e constataram um "início alentador" em direção a uma solução negociada.

Nesta terça-feira à noite, após um novo dia de reuniões direcionadas em grande parte à Líbia, devem mais uma vez receber os representantes dos campos beligerantes, sempre em separado, segundo uma fonte de alto nível da UA.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação