Mundo

Conselho de Segurança discute declaração sobre a Síria

Agência France-Presse
postado em 26/04/2011 17:24
Nova York - O Conselho de Segurança da ONU discutia nesta terça-feira (26/4) uma declaração proposta por quatro países europeus que desejam condenar a violência contra os manifestantes na Síria.

Consultas formais sobre a declaração - proposta por Reino Unido, França, Alemanha e Portugal- deverão começar após um discurso do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, sobre a Síria e outros assuntos.

O Reino Unido e a França pediram uma ação "forte" contra a violência utilizada pelas forças do presidente sírio Bashar al-Assad que deixou centenas de mortos nas últimas semanas.

O projeto de declaração baseia-se em um apelo lançado por Ban Ki-moon para uma investigação "transparente" sobre os massacres.

Mas a adoção de uma declaração dependerá da atitude de Rússia e China, que, tradicionalmente, são hostis às iniciativas que consideram ingerências nos assuntos internos de um país.

Antes de entrar no salão do Conselho de Segurança, o embaixador da China, Li Baodong, disse que insistiria em "uma solução política" na Síria.

"Vamos estudar os elementos do projeto de declaração com muita seriedade", disse aos jornalistas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação