Mundo

Anistia Internacional terá escritório no Brasil, anuncia secretário-geral

postado em 26/04/2011 17:49
Rio de Janeiro ; A Anistia Internacional vai abrir um escritório no Brasil nos próximos seis meses. O secretário-geral da entidade, Salil Shetty, que está no Brasil para conhecer os problemas sociais que o país enfrenta, disse hoje (26/4) que o escritório será criado por ocasião da comemoração dos 50 anos da organização.

;A Anistia trabalha com questões de direitos humanos há quatro décadas no Brasil, mas, agora, devido à importância crescente do país no âmbito internacional, vimos a necessidade de abrir um escritório e ter uma presença mais forte aqui.;

Shetty explicou que a cidade onde o escritório da entidade funcionará ainda não foi escolhida, mas que certamente será São Paulo ou Rio. ;Claro, temos planos de estender nossa presença no país e, futuramente, ter escritórios em diferentes cidades e ajudar a sociedade e as autoridades a enfrentarem os diversos desafios no que diz respeito aos direitos humanos;.

Ele participou nesta manhã de uma audiência da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio. O presidente da comissão, Marcelo Freixo (P-SOL), comemorou a instalação de um escritório da Anistia no país e disse que fará ;lobby; para que o Rio seja a cidade escolhida. ;É um fortalecimento enorme que o Rio e o Brasil ganham com a reaproximação da Anistia abrindo um escritório aqui;.

Também hoje, antes da audiência na comissão, Shetty esteve com integrantes da Plataforma BNDES que propõem a democratização dos investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Ontem, ele esteve com 20 parentes de vítimas de violência policial, no bairro carente Cidade Alta, zona norte da cidade. Amanhã (27), o secretário-geral da Anistia Internacional vai a Brasília participar de audiência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados.

A Anistia Internacional tem mais de 2,2 milhões de membros e colaboradores, em mais de 150 países e regiões.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação